domingo, 9 de agosto de 2009

Mês do "cachorro louco"

Rótulos não fazem bem a ninguém. Por exemplo, sempre tive raiva dos rótulos dados aos gatos: agourentos, interesseiros, não gostam do dono, só da casa etc. Acho uma pura ignorância. Gato é o contrário disso tudo. É um bicho lindíssimo, inteligente, carinhoso, que AMA o dono e só faz bem a quem está por perto. Mas não é de gatos que vou falar aqui hoje. Essa introdução foi uma espécie de "desculpa" porque vou escrever sobre algo aqui, usando um pouco do "rótulo" que existe sobre o mês de agosto.
Na verdade, nunca tive nada contra mês algum, só preferência por outros. Não preciso nem dizer que adoro o mês de maio (meu mês!!!). Também gosto de abril e setembro, especialmente. Mas gosto dos meses de inverno também - só de junho a julho. Dos meses de chuva (de novembro a janeiro), não gosto tanto porque fico impossibilitada (ou com má vontade) de fazer as mil coisas que gosto de e tenho que fazer todos os dias.
Bom, voltando a agosto, se eu não gostasse do mês, eu não teria me mudado exatamente no dia 13 (!!!) de agosto de 2006 para minha atual casa, prova de que não sou supersticiosa. Não sou supersticiosa, mas, de certa forma, acredito em energias e na conexão das coisas. Acho que tudo está ligado e que pensamento, palavra, querer e intenção podem influenciar situações.
As pessoas costumam dizer que agosto é o "mês do cachorro louco" por causa de várias coisas ruins que acontecem neste mês. Tem até um dito popular que diz "casar em agosto traz desgoto". Credo! Não é assim também, não é? Há algumas tragédias e fatos históricos - como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, a morte da Lady Diana, em 1997, muitos incêndios, ventanias, proliferação de raiva em cães - que marcaram muito a mentalidade social. Mas isso não quer dizer que tudo é ruim no mês. Acredito que agosto acaba ficando "carregado" por causa das coisas que as pessoas atribuem a ele. Muita energia negativa e expectativas de acontecimentos ruins acabam levando a situações nada boas.
Tenho vários amigos queridos, como Lizzi, Gabriel e Paulinho, e parentes, como tia Delmar e prima Luciene, que aniversariam em agosto e, portanto, devem gostar do mês. Peço, então, desculpa a vocês pelo texto, talvez, um pouco ruim sobre o mês em que nasceram. É apenas um comentário sobre um pensamento ou comportamento social que existe, mas não se pode dizer que é verdade a existência de mau agouro em agosto. Agora, para falar a verdade, se eu for ter um filho, vou olhar direitinho as datas para que ele não nasça em agosto... rs... Podendo, a gente evita coisas carregadas.
Contudo, o motivo que me levou a escrever este texto é que este mês não começou bem para mim, principalmente por causa de um acidente com minha gatinha, a Amor, que, neste momento, está com o maxilar quebrado, usando aparelho para se recuperar. Então, a gente acaba pensando em supertições como essa do mês do mau agouro. Mas o que importa é que o ruim foi só a primeira semana e que o meio e o fim serão ótimos, como são todos os meses de minha vida!