quinta-feira, 3 de junho de 2010

As atitudes de Israel

Acredito que a maioria das pessoas deve ter ficado chocada com a ação de Israel contra uma flotilha que seria de ajuda humanitária para Gaza no dia 31 de maio. Bom, os fatos ainda são controversos: Israel afirma que o grupo era de terroristas. No entanto, as ações de Israel têm colocado a pensar. Afinal, para que se impor com tanta violência sobre outros povos? Para que e por quê?
Tenho todo o respeito e solidariedade do mundo pelos judeus. Acho que o que eles passaram no passado, durante a Segunda Guerra Mundial, foi bárbaro, covarde, desumano. Até acredito que o mundo tem uma dívida social e histórica com os judeus por ter permitido tanta tristeza e violência contra esse povo. Porém, fico estarrecida ao pensar que Israel reproduz, em proporções diferentes, o comportamento violento e covarde a que foi submetido no passado com os palestinos e quem possa se opor ao Estado de Israel.
Acredito na história, amo a história e acho que, a partir dela, aprendemos muito, principalmente, refletimos muito quando vamos agir no presente. Lamento, profundamente, pelos judeus não terem aprendido com a história, por estarem eternamente se vingando em cima de um povo minoritário e outras pessoas que não têm nada a ver com o que passaram no passado.
Queria muito que a violência tivesse fim, mas quem sou eu, não? Apenas posso escrever e manifestar o que penso e sinto.
Abaixo, deixo para vocês um sóbrio, lúcido e inteligente texto escrito por Eduardo Galeano, grande escritor contemporâneo, cuja credibilidade é reconhecida por todos. Ele é autor do clássico "As veias abertas da América Latina" e, no link abaixo, vocês têm acesso a um texto dele sobre a questão de Israel. Vale muito a pena para aumentar o nível de conhecimento, reflexão e visão crítica:

http://turcoluis.blogspot.com/2010/06/assassinatos-em-gaza-por-eduardo.html