sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como essas pessoas dormem?

Como um médico dorme ao saber que deixou uma criança morrer sem atendimento e que esteve a metros de poder salvar aquela vida, mas, simplesmente, não quis? Deu meia-volta, foi para casa ou sei lá para onde, sem pensar em quem sofria as consequências daquele ato e ficou esperando, até morrer, por alguém que pudesse ajudá-lo. Médicos, a gente confia em vocês, ainda. Ou não devemos mais, já que nós não somos nada mais que nada?

Como um motorista dorme ao saber que matou um adolescente de 16 anos, que estava simplesmente esperando o transporte para ir estudar? Matou, atropelando, toda a projeção de vida de uma pessoa, todos os sonhos e expectativas de quem estava só começando, só iniciando a jornada, com um mundo aberto inteirinho pela frente. Deixou uma mãe chorando, sozinha. E matou porque tinha pressa, em uma rua de bairro, matou porque acreditava que a pressa dele era mais importante que a de todas as pessoas, mais importante até que a vida de um adolescente que estava indo estudar.

Como um policial dorme ao saber que atirou em uma pessoa indefesa, desarmada, no trânsito, sem lhe dar uma chance, sem ouvi-la, sem quê nem por quê? Sentiu-se ofendido porque o outro o ultrapassou, porque o outro tinha um carro mais potente, ou, quem sabe, porque não gostou da cara do outro? Não importa, mas resolve, facilmente, a rixa que for matando? Então, é assim? Policiais, a gente achava que podia contar com vocês para nos defender na árdua batalha contra a violência que recai sobre nós. Mas sempre estivemos enganados, né? Vocês vêm demonstrando que não, não exatamente a combatem, infelizmente, estão integrados a ela.

Como um político dorme sabendo o que tem feito contra o próprio país? E aqui nem dá para enumerar um caso específico, porque, vergonha e tristeza para nós, os políticos contra o país/povo são 99%. Também, nesse caso, nem dá para falar que já confiamos em vocês. Na verdade, nunca tivemos lá muitos motivos para isso.

Como um juiz dorme sabendo o que tem feito contra o próprio país? E aqui, como ocorre com os políticos, está difícil enumerar um caso específico, porque, para a surpresa de muitos que ainda acreditam nesse um dos três poderes da nação, os juízes, ah, os juízes vêm sendo só atuação por interesses, vaidade, sede de poder. É, ele também chegou lá, aliás, sempre esteve, só que agora essa perigosa relação aparece de um jeito mais explícito. Porque parece que ninguém tem mais vergonha de deixar que as pessoas conheçam atos e falas que um dia a gente pensou que poderiam ser motivo de vergonha para alguém. Ninguém dá mais importância pra isso.

Como as pessoas dormem com tudo isso nas costas e na mente? Aqui, no meu pequeno mundinho, rodeado, ainda bem, de pessoas que dormem sem crimes manchando as mãos, deixo de dormir por tantas coisas menores... E agradeço, mãe, pai e pessoas que me rodeiam, por terem tornado meu sono tão leve.