sábado, 1 de setembro de 2012

Meu jardim

Vivo uma vida de arrumar o jardim. Vem um e estraga. Arrumo. Novo estrago. Arrumo, arrumo. Mais uma vez, arruinado o meu jardim. Arrumo. A cada estrago, uma dor. Vem alguém e me diz: "você tem de colocar uma placa de 'não pise'". É, tenho. "Se não funcionar, coloque uma cerca". Vou tentar. "Se não funcionar também, uma cerca maior". Sim, não vou me esquecer. Vou colocar em prática. Prometo. Já faço minha primeira lição. Arrumei meu jardim. Minha plaquinha, humildemente, está lá: "por favor, não pise. Acabei de cortar a grama, regar as flores e aparar os arbustos. Está bonito. Veja!".

Progressivamente

No início, é muito choro. Tristeza de uma vida inteira. Depois, menos choro. Só triste. Tempo vai passando. O choro vai ficando menos. Tristeza acompanha. Cada vez, se chora menos. Tristeza fica alternada. Quase não aparece. E esquecer vai ficando mais fácil.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Etimologia

Meu nome é Helena. E a única guerra que já provoquei foi dentro de mim mesma. O uno que se divide. Gêmeos incompatíveis. Caim e Abel. Esaú e Jacó. Paulo e Estevão. De tempos em tempos, cai um paraíso. Troia destruída, repetidas vezes. Difícil escolher entre o que manca e o que provoca a destruição.

Desconhecidos

Me apaixono pelo que não vejo. Me escondo daquilo que posso ver. O que não vejo tem me sido mais interessante. O real não me convém. Procuro a leveza do que ainda não foi tocado. Ao menos por mim. Quero uma vida sem passado. Uma história sem a minha história. Um encontro de desconhecidos.

Motivo

Nem tudo é para alguém. Tudo é por alguém.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sorriso de flor

Depois de tanto tempo, você floriu. Eu já nem acreditava que iria ver seu sorriso de flor novamente. Meu coração se alegrou. Eu tento falar isso com você. Não sei se me ouve, mas tente. Falamos em linguagens diferentes. Você flore quando está feliz. Eu sorrio. No fundo, é tudo igual. Só queria que você continuasse abrindo esse sorriso para mim.

Par de olhos

Os olhos que eu queria ver são outros, mas eles se fecharam para mim. Os meus, em resposta, ficaram cegos também. Fecharam-se para os seus e para qualquer outro par de olhos que se mire em mim.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O que eu não quero

Você é tudo o que eu não quero ser. Tudo o que eu rejeito para mim. A não compaixão, o não altruísmo, a não esperança, o não querer bem. Me afasto. Não tem a ver com não gostar. Não tem a ver com repulsa. Quero ficar longe enquanto resta em mim a fé na vida e no outro. Quem sabe esse filete de mim permanece puro? Quem sabe consigo salvar a fagulha que me empurra todos os dias para a vida?

domingo, 26 de agosto de 2012

Ao avesso

Tudo o que eu mais tenho buscado tem ficado mais longe de mim. E tudo o que eu não queria sentir ou ter me ronda. Mundo ao contrário. Eu ao contrário.