terça-feira, 16 de março de 2010

"Avatar" não merecia mais


Sobre o Oscar - premiação suspeita para muitos, mas que não deixa de ser a principal do cinenma mundial -, tenho a dizer que "Avatar" não ganhou como melhor filme simplesmente porque não era o melhor filme. Não vi todos, mas até "Amor sem escalas" tem uma historinha mais legal que a de "Avatar".
Na minha opinião, o filme é rico em efeitos, recursos tecnológicos e, por esse motivo, ele foi reconhecido e ganhou prêmios. Vamos lá, né? Essa historinha de um grupo de nativos ameaçado por homem branco já é bem batida. E o salvador branco (como alguns já observaram) é mais que clichê. Ainda estou por entender porque tanto espanto por "Avatar" não ter ganhado. Não merecia mesmo.
Vou ver agora "Guerra ao Terror" para ter uma opinião sobre o filme. Confesso que já vou vê-lo com um pouco de preconceito. Primeiro, por ser um flme sobre a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, por mais que os norte-americanos não vejam como invasão, mas como "guerra ao terror". É invasão. Ponto. Segundo, por causa do discurso infeliz da diretora do filme quando recebeu o Oscar, dedicando o prêmio aos soldados, os "irmãos", que estão arriscando a vida, que estão representando a sociedade norte-americana na guerra, que possam voltar para suas famílias, obrigada a eles etc. etc. etc. Quanta bobatem! Que chatice! Não sei se o filme exalta o Exército dos EUA, tomara que não porque, se não, vai ser pior que eu imaginava. Tem que ver para saber. Pretendo me distanciar o máximo disso. Não sei se vou conseguir. Depois, conto para vocês!