sábado, 31 de julho de 2010

Touradas = irracionalidade + crueldade

Pode até ser uma forma de a Catalunha tentar se distanciar ainda mais do resto da Espanha, para mim, tanto faz esse ponto, o importante é que não haverá mais touradas na região a partir de 2012. Para ser melhor a notícia, só mesmo se informasse que a medida passaria a valer a partir de hoje, agora, não, ontem, ano passado, século passado. Melhor: que nunca tivesse existido no mundo essa barbaridade. Que nunca tivesse existido no mundo qualquer barbaridade contra os animais.
Podem alegar que é algo cultural, não me interessa. Acho que esse tipo de cultura em que animais são cruelmente sacrificados para promover diversão para o homem nunca deveria ter existido. Se existiu, com o pensamento mundial que existe hoje de defesa dos animais, já era para ter sido banido. A Espanha insiste em manter essa "tradição" em outras partes do país, o que, para mim, é um pensamento retrógrado, sem fundamento, de pessoas que não evoluem com as mudanças do mundo.
Touradas são algo tão irracional que custo a acreditar que tem pessoas que se divertem com isso. Podem pensar que sou radical, mas, enquanto existir touradas na Espanha, não tenho o menor interesse em ir até lá. Não torci pela Espanha na final da Copa e não quero saber desse país. Como gostar de um país em que se tortura um animal que não tem como se defender, que não tem escolha, que é colocado em uma arena para ser motivo de risos e receber lanças no pescoço e agonizar até morrer? Isso não tem justificativa. Vaias para a Espanha!

3 comentários:

  1. Complicado mesmo. Fico feliz de começarem a proibir essas coisas lamentáveis. Agora é hora do Brasil também começar a olhar pra si e terminar com os rodeios.

    ResponderExcluir
  2. Sim, os rodeios no Brasil sao outra crueldade contra os animais (e permitida, o que e mais grave). Da mesma forma, existem pessoas que fazem, clandestinamente, rinhas com galos, outra coisa inaceitavel. Animal nao foi feito para divertir o homem com base na crueldade. Eles nos dao muito mais alegria quando sao bem tratados, sabem retribuir o carinho que recebem e isso nos enche de alegria e amor. Sou a favor do fim dos rodeios, mas, em todo caso, eles representam uma barbaridade pouco menor em relacao as touradas. Pelo menos, os cavalos e touros nao recebem uma lanca no pescoco. Ficam com uma corda pressionando a regiao da virilha enquanto nao saem para a arena, o que nao deixa de ser cruel.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo essa fascinação com a luta animal.. Além das rinhas de galo tem também as de cachorros... Li outro dia sobre uma de grilos!!!
    O prazer na tortura de um ser vivo, para mim, é no mínimo sintomático! Sintoma principal: ficar longe de mim!

    ResponderExcluir