domingo, 12 de agosto de 2012

De saudade e 'por ques'

Não era para eu pensar nisto, mas, hoje, Dia dos Pais, fiquei pensando em por que as pessoas morrem. Foi um dia legal, feliz, junto à família. À noite, já em casa, vi que meu tio fez uma homenagem ao meu avô paterno, "sô Thiago", único avô que eu conheci, já que meu avô José Carlos morreu antes, bem antes, de eu nascer. Então, fui vendo aquelas imagens do vô Thiago e senti saudade. Eu nem tive tanto contato com ele, porque o vô morava no interior, só no fim da vida é que veio para perto da gente, porque já estava mais doentinho. Mas meu vô nunca foi desses de fazer carinho e pôr no colo, dar dinheiro ou bala. Mas era ele meu vô, repito, o único que conheci. O vô morreu em 2004. Fiquei triste, mas conformada. Já estava bem doente. E, pelo fato de a gente nunca ter sido muito próximo, eu não sentia tanto a falta dele, não me lembrava tanto dele. Hoje, vendo o vídeo que o tio fez, senti tudo isso, pela primeira vez, e, como uma netinha bem criança, fiquei pensando nisso, em por que as pessoas morrem. Inocente, né? Mas a gente não sabe mesmo a resposta para isso. As crianças nunca fazem perguntas idiotas. Elas sempre fazem perguntas que nos deixam embaraçados. São perguntas de quem está vendo o mundo pela primeira vez. E engraçado que eu me fiz essa pergunta hoje justamente no dia em que senti, pela primeira vez, a falta do meu avô. Eu fico sem resposta para essa pergunta e, meio óbvio, a segunda pergunta me veio à cabeça: e por que elas nascem? Sei lá. Nascem para viver aqui, neste mundo esquisito, em que as pessoas querem, mas nunca se entendem, fazem um monte de coisa que a gente não sabe para quê: trabalhar, estudar, namorar, casar, ter filhos, sofrer, se alegrar, chorar, rir... E tudo isso para, depois, irem embora, deixarem de existir. É um ciclo, eu sei, mas para quê? Não sei. Para que existir se depois a gente vai desexistir? Por que as pessoas morrem? Elas não deveriam morrer. A gente sente falta delas depois que elas se vão. E isso é ruim. Ah, sim, o videozinho com meu avô, o "sô Thiago". Vô, sinto saudade. Queria ter sido mais neta. Queria que você tivesse sido mais vovô. http://www.youtube.com/watch?v=-Zn8hsg9NAE&feature=share

Nenhum comentário:

Postar um comentário